Plano de Gerenciamento de Projeto (PGP)
Projeto com finalidade determinada e prevendo ação a ser realizada.
Tipo de processo sugerido: Administração Geral: Pedidos, Oferecimentos e Informações Diversas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Plano de Gerenciamento de Projeto (PGP)
Processo nº 23117.014445/2024-41
definições e abreviaturas (opcional)
Termo |
Definição |
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objetivo do projeto
[Digite aqui o texto].
[Digite aqui o texto].
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Premissas
Orientação (apagar): As premissas são fatores que, para fins de planejamento, são considerados verdadeiros, reais ou certos sem prova ou demonstração. As premissas afetam todos os aspectos do planejamento do projeto e fazem parte da elaboração progressiva do projeto. Frequentemente, as equipes do projeto identificam, documentam e validam as premissas durante o processo de planejamento. Esse item consta no Termo de Abertura de Projeto (TAP) e pode ser complementado ou revisado neste documento.
[Digite aqui o texto].
[Digite aqui o texto].
[Digite aqui o texto].
restrições
Orientação (apagar): Uma restrição é uma limitação aplicável, interna ou externa ao projeto, que afetará o desempenho do projeto ou de um processo. Listar os fatos que não podem ser alterados e que limitam as opções da equipe do projeto. Registrar tudo o que limita as ações/atividades a serem empreendidas/desenvolvidas no projeto, ou seja, tudo o que delimita o universo quanto a: recursos, prazos de execução, políticas, diretrizes, etc. Esse item consta no Termo de Abertura de Projeto (TAP) e pode ser complementado ou revisado neste documento.
[Digite aqui o texto].
[Digite aqui o texto].
[Digite aqui o texto].
estrutura analítica de projetos (EAP)
Orientação (apagar): Inserir a visão gráfica da EAP.
[Inserir aqui a Imagem da EAP]
dicionário da eap
Orientação (apagar): Descrever para cada entrega da EAP uma descrição do trabalho necessário para realizá-la e a previsão de entrega, de acordo com cronograma do projeto.
Entrega/Produto |
Descrição da Entrega |
Data Prevista para Entrega |
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papéis e responsabilidades
Nome |
Papel |
Responsabilidades |
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regras de escalonamento
Orientação (apagar): As regras de escalonamento deverão ser definidas conforme a característica de cada projeto. As lacunas podem ser preenchidas com as seguintes opções: aprova, é informado, é informado e encaminha para decisão ou propõe. O gerente do projeto poderá utilizar outras opções que julgar mais conveniente.
As regras de escalonamento estabelecem a hierarquia de decisão sobre os problemas, riscos e mudanças que impactam as principais variáveis dos projetos. Para cada parte envolvida, são apresentadas as circunstâncias nas quais elas devem tomar decisões. As regras estão divididas entre circunstâncias relacionadas a escopo e tempo, conforme apresentam as Tabelas 1 e 2, respectivamente. Nos casos em que um risco, problema ou mudança impactar em mais de uma variável, a decisão deve ser tomada pela maior instância decisória apontada.
Tabela 1: Regras de Escalonamento – Escopo
Dimensão |
Circunstância |
Líder Técnico |
Gerente do Projeto |
Área de TI |
Gerentes das Áreas Envolvidas |
Todos os projetos |
Quando riscos, problemas ou mudanças impactarem o escopo e implicarem em atrasos de até 10% no cronograma. |
Informa |
Informa |
É informado |
Aprova |
Quando riscos, problemas ou mudanças alterarem o escopo de entregas sem avaliação de impacto ou que implicarem em atraso superior a 10% do cronograma. |
Informa |
Informa |
É informado |
Aprova (Instância máxima) |
Tabela 2: Regras de Escalonamento - Tempo
Dimensão |
Circunstância |
Líder Técnico |
Gerente do Projeto |
Área de TI |
Gerentes das Áreas Envolvidas |
Todos os projetos |
Quando riscos, problemas ou mudanças impactarem o cronograma variando em + - 5% do planejado em relação à última linha de base gerada. |
Informa |
Aprova |
É informado |
É informado |
Quando riscos, problemas ou mudanças alterarem o cronograma variando entre 5% e 15% de atraso em relação à última linha de base gerada. |
Informa |
Informa |
É informado |
Aprova |
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Quando riscos, problemas ou mudanças impactarem o cronograma variando acima de 15% de atraso em relação à última linha de base gerada. |
Informa |
Informa |
É informado |
Aprova (instância máxima) |
interface entre projetos
Interface |
Projetos Relacionados |
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análise dos riscos do projeto
Passos |
Categorias |
Probabilidade / Impacto |
Estratégia |
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MA – Muito Alto(a) A – Alto(a) M – Médio(a) B – Baixo(a) MB – Muito Baixo(a) |
A – Aceitar E – Evitar M – Mitigar T – Transferir |
MATRIZ DE PROBABILIDADE X IMPACTO – (CRITICIDADE)
Probabilidade |
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Muito alta |
Média |
Alta |
Alta |
Alta |
Alta |
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Alta |
Baixa |
Média |
Média |
Alta |
Alta |
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Média |
Baixa |
Média |
Média |
Média |
Alta |
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Baixa |
Baixa |
Baixa |
Média |
Média |
Alta |
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Muito baixa |
Baixa |
Baixa |
Baixa |
Baixa |
Média |
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Muito baixo |
Baixo |
Médio |
Alto |
Muito alto |
Impacto |
FASE 1 – IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS |
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Risco |
Entrega/Produto |
Descrição do risco associado |
Criticidade |
1 |
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2 |
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FASE 2 – ANÁLISE E TRATAMENTO DOS RISCOS |
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Risco |
Ação (estrategia) |
Responsável |
1 |
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2 |
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plano de aquisição
Objeto (produto ou serviço) |
Justificativa |
Estimativa de Valor |
Data Limite para Aquisição |
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plano de comunicação
Orientação (apagar): Descrever o processo de comunicação necessário para garantir a geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada. Este item deve conter informações como: divulgação do projeto, reuniões, necessidade de publicação de documentos no Diário Oficial da União, modelos de relatórios;/formulários que devem ser utilizados no projeto, entre outros.
Evento |
Objetivo |
Responsável |
Público alvo |
Canal |
Periodicidade |
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