Serviço

Plano de Gerenciamento de Projeto (PGP)

Denis Cezar Fonseca
08/11/2024 - 17:49 - atualizado em 08/11/2024 - 17:49
Público-alvo: 
Professor
Técnico Administrativo
Definição: 

Projeto com finalidade determinada e prevendo ação a ser realizada.

Tipo de processo sugerido: Administração Geral: Pedidos, Oferecimentos e Informações Diversas

Exemplo de Documento: 

Timbre
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Plano de Gerenciamento de Projeto (PGP)

 

Processo nº 23117.014445/2024-41

definições e abreviaturas (opcional)

Termo

Definição

 

 

 

 

 

 

 

objetivo do projeto

[Digite aqui o texto].

[Digite aqui o texto].

[Digite aqui o texto].

Premissas

Orientação (apagar): As premissas são fatores que, para fins de planejamento, são considerados verdadeiros, reais ou certos sem prova ou demonstração. As premissas afetam todos os aspectos do planejamento do projeto e fazem parte da elaboração progressiva do projeto. Frequentemente, as equipes do projeto identificam, documentam e validam as premissas durante o processo de planejamento. Esse item consta no Termo de Abertura de Projeto (TAP) e pode ser complementado ou revisado neste documento.

[Digite aqui o texto].

[Digite aqui o texto].

[Digite aqui o texto].

restrições

Orientação (apagar): Uma restrição é uma limitação aplicável, interna ou externa ao projeto, que afetará o desempenho do projeto ou de um processo. Listar os fatos que não podem ser alterados e que limitam as opções da equipe do projeto. Registrar tudo o que limita as ações/atividades a serem empreendidas/desenvolvidas no projeto, ou seja, tudo o que delimita o universo quanto a: recursos, prazos de execução, políticas, diretrizes, etc. Esse item consta no Termo de Abertura de Projeto (TAP) e pode ser complementado ou revisado neste documento.

[Digite aqui o texto].

[Digite aqui o texto].

[Digite aqui o texto].

estrutura analítica de projetos (EAP)

Orientação (apagar): Inserir a visão gráfica da EAP.

[Inserir aqui a Imagem da EAP]

dicionário da eap

Orientação (apagar): Descrever para cada entrega da EAP uma descrição do trabalho necessário para realizá-la e a previsão de entrega, de acordo com cronograma do projeto.

Entrega/Produto

Descrição da Entrega

Data Prevista para Entrega

 

 

 

 

 

 

 

 

 

papéis e responsabilidades

Nome

Papel

Responsabilidades

 

 

 

 

 

 

 

 

 

regras de escalonamento

Orientação (apagar): As regras de escalonamento deverão ser definidas conforme a característica de cada projeto. As lacunas podem ser preenchidas com as seguintes opções: aprova, é informado, é informado e encaminha para decisão ou propõe. O gerente do projeto poderá utilizar outras opções que julgar mais conveniente.

As regras de escalonamento estabelecem a hierarquia de decisão sobre os problemas, riscos e mudanças que impactam as principais variáveis dos projetos. Para cada parte envolvida, são apresentadas as circunstâncias nas quais elas devem tomar decisões. As regras estão divididas entre circunstâncias relacionadas a escopo e tempo, conforme apresentam as Tabelas 1 e 2, respectivamente. Nos casos em que um risco, problema ou mudança impactar em mais de uma variável, a decisão deve ser tomada pela maior instância decisória apontada.

Tabela 1: Regras de Escalonamento – Escopo

Dimensão

Circunstância

Líder Técnico

Gerente do Projeto

Área de TI

Gerentes das Áreas Envolvidas

Todos os projetos

Quando riscos, problemas ou mudanças impactarem o escopo e implicarem em atrasos de até 10% no cronograma.

Informa

Informa

É informado

Aprova

Quando riscos, problemas ou mudanças alterarem o escopo de entregas sem avaliação de impacto ou que implicarem em atraso superior a 10% do cronograma.

Informa

Informa

É informado

Aprova (Instância máxima)

Tabela 2: Regras de Escalonamento - Tempo

Dimensão

Circunstância

Líder Técnico

Gerente do Projeto

Área de TI

Gerentes das Áreas Envolvidas

Todos os projetos

Quando riscos, problemas ou mudanças impactarem o cronograma variando em + - 5% do planejado em relação à última linha de base gerada.

Informa

Aprova

É informado

É informado

Quando riscos, problemas ou mudanças alterarem o cronograma variando entre 5% e 15% de atraso em relação à última linha de base gerada.

Informa

Informa

É informado

Aprova

Quando riscos, problemas ou mudanças impactarem o cronograma variando acima de 15% de atraso em relação à última linha de base gerada.

Informa

Informa

É informado

Aprova (instância máxima)

interface entre projetos

Interface

Projetos Relacionados

 

 

 

 

 

 

análise dos riscos do projeto

Passos

Categorias

Probabilidade / Impacto

Estratégia

  1. Liste os riscos identificados;

  2. Categorize-os: Gestão de Projeto, Técnico ou Organizacional;

  3. Qualifique-os: Probabilidade, Impacto e Criticidade (Conforme Matriz de Probabilidade e Impacto);

  4. Selecione uma estratégia – Mitigar, Evitar, Aceitar, Transferir;

  5. Desenvolva uma resposta aos Riscos;

  6. Mantenha controle sobre eles.

  1. Gestão de Projeto

  2. Técnico

  3. Organizacional

MA – Muito Alto(a)

A – Alto(a)

M – Médio(a)

B – Baixo(a)

MB – Muito Baixo(a)

A – Aceitar

E – Evitar

M – Mitigar

T – Transferir

​MATRIZ DE PROBABILIDADE X IMPACTO – (CRITICIDADE)​

Probabilidade

 

 

 

 

 

 

Muito alta

Média

Alta

Alta

Alta

Alta

 

Alta

Baixa

Média

Média

Alta

Alta

 

Média

Baixa

Média

Média

Média

Alta

 

Baixa

Baixa

Baixa

Média

Média

Alta

 

Muito baixa

Baixa

Baixa

Baixa

Baixa

Média

 

 

Muito baixo

Baixo

Médio

Alto

Muito alto

Impacto

 

FASE 1 – IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS

Risco

Entrega/Produto

Descrição do risco associado

Criticidade

1

 

 

 

2

 

 

 

 

FASE 2 – ANÁLISE E TRATAMENTO DOS RISCOS

Risco

Ação (estrategia)

Responsável

1

 

 

2

 

 

 

plano de aquisição

Objeto (produto ou serviço)

Justificativa

Estimativa de Valor

Data Limite para Aquisição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

plano de comunicação

Orientação (apagar): Descrever o processo de comunicação necessário para garantir a geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada. Este item deve conter informações como: divulgação do projeto, reuniões, necessidade de publicação de documentos no Diário Oficial da União, modelos de relatórios;/formulários que devem ser utilizados no projeto, entre outros.

Evento

Objetivo

Responsável

Público alvo

Canal

Periodicidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Tópicos: